sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Casa Manoel de Oliveira



Concluída em 2003, a Casa-Cinema Manoel de Oliveira, na Foz do Douro, foi construída para expor o vasto espólio e a obra cinematográfica do mais velho cineasta do Mundo em actividade.

Tendo a casa-museu sido encomendada pela autarquia portuense em 1998 como forma de homenagear Manoel de Oliveira, as duas partes nunca chegaram a acordo sobre o projecto - o cineasta nunca garantiu a “cedência” do seu acervo.

A obra terá custado dois milhões de euros à Câmara Municipal do Porto, e ficou a cargo do arquitecto Souto Moura, que projectou uma enorme máquina de filmar com duas objectivas. Uma seria a casa de Manoel de Oliveira, outra seria o museu.

Apesar de pronta há quatro anos, o edifício encontra-se abandonado, tendo como resultado o enorme estado de degradação e apresentando-se como palco dos mais variados actos de vandalismo.

Sendo uma obra de referência da arquitectura contemporânea portuguesa, o estado a que se deixou chegou este projecto, dedicado à sétima arte, ilustra perfeitamente, a forma com a autarquia portuense tem tratado a cultura nesta cidade, cujo centro histórico (ainda) faz parte do Património da Humanidade.

Sem comentários: