domingo, 9 de setembro de 2007

"PATAMARES... de exigência"



"... Vem aí uma nova época e, como já vem sendo hábito, sobretudo por parte dos nossos adeptos, cuja opinião é a que verdadeiramente me interessa, acompanhada de altíssimos níveis de exigência no que toca à prestação desportiva, não só naquilo que ao futebol diz respeito, mas também, porque não dizê-lo, em relação a todas as outras modalidades do FC Porto. Este desafio extraordinário e aparentemente paradoxal, sucede-se ano após ano, cresce e não é mais do que o resultado normal e lógico de quem, já tendo ganho tudo o que havia para ganhar continua com "impertinente" coragem, insistentemente na crista da vitória.

A curta história que vos vou contar, exemplo daquilo que afirmei, passou-se aqui há dias durante uma agradável conversa que mantive com um punhado de grandes portistas que fizeram o favor de me prestar uma homenagem muito sentida nas Caldas de S. Jorge e que, ao manifestarem natural curiosidade sobre os objectivos a que nos propomos a curto prazo, e onde as palavras "vencer", "ganhar" e "vitória" se multiplicavam sem cessar, eu lá os ia convencendo, das dificuldades incríveis inerentes ao facto de termos até aqui conseguido as nossas impensáveis vitórias, sempre fazendo face aos conhecidos constrangimentos económicos e à proporcionalidade do nosso país, argumentação que me parecia bem encaminhada e sabiamente compreendida pelos meus interlocutores que anuíam constantemente, dando-me razão.

Finda a palestra, um dos convivas, que é médico, soltou "apenas" este desabafo:

"Senhor Presidente: - Pronto, nós compreendemos e assim sendo, atrevemo-nos a pedir apenas mais um título de Campeão Europeu, ao menos isso!!!"

Tal qual... sem comentários!

Claro que tudo isto se poderia resumir a uma questão de "patamares de exigência", coisa que os nossos adversários se têm visto livres nos últimos tempos, relevantemente extravasado na forma como festejam alguns dos seus êxitos... Como seria noutras bandas se começassem a pré-época a vencer, como nós em Bérgamo e Roterdão?..."

(escrito por: Jorge Nuno Pinto da Costa,
em Agosto de 2007, no n.º 263 da revista "Dragões")



Nota PNCS: vêm como se confirma o título do post "Homem simples... Homem do Porto!", publicado em 17 de Agosto?
(De cá estava Eu, o António, o Jorge e o Zé. Fomos recebidos pelo Alípio e pelo Jorge Nuno)

3 comentários:

ZOUVINEIRO disse...

ISTO PARECE UM TEXTO COPIADO DO BLOG DAS CALDAS. É PLAGIO, MAS ESTÁS PERDOADO.

PNCS disse...

Meu caro:
Por acaso, está muito parecido.
Afinal de contas a minha fonte e a do Jornal Record é a mesma: Revista "Dragões", de Agosto 2007.

Anónimo disse...

Não deixa de ser brilhante a eloquência e sentido de liderança desse grande mestre Pinto da Costa.

O que seria do ego dos benfiquistas ou sportingistas se ganhassem o que o Porto ganha.

Já é maior do que os adeptos do Porto, mesmo não ganhando se ganhassem era o $%%&&#$