terça-feira, 25 de setembro de 2007

Museu Colecção Berardo - CCB, Lisboa



Fui, finalmente, ver a exposição.

A apresentação do museu Colecção Berardo oferece uma visão global, um panorama da criação nas artes plásticas do século XX e início do século XXI, em especial na arte europeia e americana. Traduz toda a riqueza da história, dos estilos, das origens e dos suportes e técnicas das obras da colecção. O conjunto de obras procura traçar uma perspectiva histórica e estilística em torno de grandes conceitos como a Abstracção, a Figuração, o Surrealismo, a Arte Pop, o Hiper-Realismo, a Arte Minimalista, a Arte Conceptual, a escultura, a instalação, a fotografia e o vídeo contemporâneos.

A visita à colecção permite ainda uma viagem através da criação artística portuguesa moderna e contemporânea, colocando em destaque a sua originalidade e o lugar que ocupa na cena internacional.

Os meus destaques vão (como não podia deixar de ser) para a obra “Composition with yellow, black, blue and grey”, 1923, de Piet Mondrian (1872-1944) e para “Compound Group (#13, #14, #15), 2007, de Pedro Cabrita Reis.

O Museu Colecção Berardo (José Berardo, nasceu em 1944) é gerido por uma nova Fundação, criada pelo Estado Protuguês, o Centro Cultural de Belém e a família Berardo.

2 comentários:

Ângelo Miguel Magalhães Cardoso disse...

SÓ TENHO PENA DO LOCAL QUE FOI ESCOLHIDO PARA A COLECÇÃO, DEIXANDO UM VAZIO NO PAÍS PARA RECEBER EXPOSIÇÕES DE GRANDE NIVEL.

TALVEZ NÃO TIVESSE SIDO PIOR COLOCAR A COLECÇÃO NO PAVILHÃO DE PORTUGAL QUE SE ENCONTRA PARCIALMENTE ABANDONADO.

Anónimo disse...

eu acho pela a minha opiniao que o governo publico e a nossa freguesia esta muito parada.