quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

The Dhaka Project




"...Todas as crianças merecem a oportunidade de construir uma vida cheia e compensadora. No The Dhaka Project, maximizamos o potencial humano. Tentamos trazer esperança às crianças de Dhaka proporcionando-lhes aptidões sustentáveis e dignidade, necessárias para melhorar a sua vida. Temos em mente a transformação do tempo de vida...".

"Maria do Céu da Conceição é uma portuguesa de 29 anos, hospedeira da Emirates Airlines, uma companhia aérea do Dubai.
Numa das suas viagens, acabou por contactar com o Bangladesh e com a sua terrível pobreza. Nesse mesmo dia sentiu que podia ajudar e fundou, meses depois, o "Dhaka Project", uma invulgar obra de solidariedade que presta auxílio humanitário a mais de 600 crianças e respectivas famílias.
Em menos de dois anos, e sem qualquer apoio institucional ou governamental, Maria lidera uma das 200 mil ONGs que funcionam no Bangladesh. Com o seu ordenado como hospedeira consegue pagar a 53 funcionários. Tudo o resto é feito com muita persistência, intuição e capacidade de mobilizar os outros para este projecto que de caridade.
É também graças à sua profissão, que a permite conhecer muita gente e viajar pelo mundo inteiro, como ao facto de morar no Dubai que, Maria, consegue angariar donativos suficientes para financiar o "Dhaka Project". Através dele centenas de crianças são alimentadas, vacinadas e vão à escola. Por sua vez, os pais recebem cursos de formação profissional que lhes possibilita, mais tarde, procurarem um emprego.
Comparada com Madre Teresa de Calcutá, há até quem julgue que o seu espírito encarnou em Maria, mas a verdade é que nada lhe cai do céu.
Enfrenta resistências diárias para conseguir desenvolver esta obra de caridade num país maioritariamente muçulmano e onde o papel da mulher continua a ser sobrevalorizado. Repartida entre a opulenta e luxuosa cidade do Dubai e a necessitada cidade de Daca, Maria do Céu construiu um pequeno oásis num dos países mais pobres do mundo.
Este é um trabalho da RTP, para o programa "Em Reportagem" da jornalista Ana Romeu e do repórter de imagem Rui Capitão."

www.thedhakaproject.org

Sem comentários: