quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Certo dia em 2017... (?)

Certo dia, em 2017 (de acordo com os meus cálculos), dois indivíduos abriram a porta do seu híbrido, e saíram, na praça central do resort localizado a sudeste das termas (do outro lado do rio). Mesmo na direcção do buraco 18.

Caminharam um pouco e, um deles, entrou no hotel. Olhando por entre os painéis semi-transparentes, percebeu-se que o tipo estava ao telefone. Soube-se depois que fez cinco ou seis chamadas, todas elas para os jornais referência do burgo, regressando, novamente, à praça central.

Denotava-se segurança nos dois indivíduos que usavam à lapela, mesmo ao lado da gravata, uns pins cor prata. Um deles, dirigiu-se ao automóvel e de lá retirou um embrulho, do qual, libertou, sofregamente, um pão doce. O outro, após um rápido tratamento higiénico das mãos, deu duas "sopradelas" na pequena arma branca que tinha sacado do bolso mais pequeno. De seguida, sentaram-se, e deram, então, umas dentadas, enquanto esperavam.

Três quartos de hora depois, as copas das palmeiras começaram a baloiçar, inspiradas pelo aterrar de dois helicópteros. Eram elementos da "brigada das forças especiais". Ao mesmo tempo, começavam a aproximar-se os automóveis dos jornalistas.

De um dos helicópteros saiu, então, um indivíduo: vestia umas calças de corte requintado, tom azul marinho e gravata azul-grená; completava a irrepreensível imagem com um blazer tipo trespasse e botões dourados. Era o enviado especial do "governo regional". Ao largo, as restantes "tropas" aguardavam orientações enquanto o representante do governo regional, colhia algumas informações de última hora.

Após breves instantes, e já de megafone em punho, o representante da tal organização regional (após o aceno de cabeça de um dos seus acólitos) gritou:
-Ei! Vocês aí na Praça Central!...
Sem ter tempo de prosseguir, notou que os senhores do híbrido gesticulavam abundantemente.

Os dois, com o seu típico bom receber, abanavam os braços, sussurrando para o homem do casaco tipo trespasse, o tal do governo regional, que se aproximasse, pois só assim lhe poderia ofertar as boas vindas.

Mas, num gesto espontâneo, logo os acompanhantes do senhor que chegou de helicóptero (sim, porque isso de pagar portagens não está com nada) , se apressaram a dizer:
- Perguntem lá o que quiserem, mas rapidamente. Não temos o dia todo.
E era verdade. Soube-se então que estavam à espera de uma comitiva anglo-saxónica, disposta a investir lá para os lados do Europarque.
Retorquiram, timidamente, os homens dos pins prateados:
- Mas... Mas... Então não é possível fazer um arraial ou uma festinha popular aqui no campo de golfe, junto ao hotel? Nós já tínhamos tudo organizado, com tasquinhas e tudo.
Logo uma voz forte e impiedosa veio do outro lado:
- Nem pensar. Vamos ter cá esta semana uns empresários orientais e outros americanos. E continuou: - E de qualquer modo, como podem verificar nos outdoors ali à entrada, isto é " Private Property". Esqueçam. Organizem essas coisas lá para o passal.

Mas, como os senhores dos pins, não são assim tão bons de levar, retorquiram:
- Nós queremos apenas fazer aqui umas animações para o povo. Isso é ponto de honra. E de mais a mais, garantimos que a relva não será pisada. Vá lá!?
(Era amplamente conhecida a forma como anteriormente tinha sido divulgado o interesse público daquele punhado de terra…).

Alguns segundos após se ter feito silencio, o senhor do governo regional lá acedeu e disse:

- Está bem! Mas só durante a primeira quinzena de Agosto. Que fique desde já assente, que isto aqui tem regras! Já não é Vosso...

Convictos do dever cumprido, e depois de um inicialmente tímido aperto de mão, os dois senhores do híbrido despediram-se dos tipos do "Governo Regional" que de seguida se foram embora, apressando-se logo a comunicar aos jornalistas e à malta cá da terra que a negociação tinha sido difícil, mas que, afinal de contas, as coisas até correram melhor do que pensavam.

O povo ficara contentado !!!???

E assim será, um dia, lá para 2017?


Post Scriptum: Qualquer semelhança com a realidade é pura ficção...

Sem comentários: