quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Futuro...

A História faz-se de futuro.
E o futuro, que tende a ser a contestação da estética tradicional, é a tecnologia, é a rapidez, as novas formas, os novos modelos, é a adopção de recursos que a ciência e a tecnologia põem ao nosso dispor, é a procura da perfeição. Futuro é aproveitar toda esta simbiose.
Futuro é ainda opinião, é uma forma de estar.
Futuro suscitará sempre dúvidas. Terá sempre opositores. E consequências.
Por isso, o futuro, por muito que pareça estranho, é "obrigar" a quem pensa o futuro, à resolução dos problemas sociais, da destruição dos ecossistemas, da falta de qualidade urbana das nossas cidades, do direito de todos a uma vida condigna.
Que quem pensa o futuro, ouse inovar, com formas e métodos que fiquem para a história. Em métodos que assentem no respeito pelos outros. Em respeito pela Humanidade...

1 comentário:

Anónimo disse...

Nos dias de hoje, o 'Futuro', seja palavra, ideia, conceito, estado, não poderia ser mais oportuno! Futuro pela incerteza, Futuro pela novidade, Futuro pela diferença, Futuro pelo conforto, Futuro pela estabilidade, Futuro pelo desejo, Futuro pela liberdade, Futuro pelo Futuro.
O Futuro, sente-se cada vez mais, depende de nós. Ao longo dos tempos o desenvolvimento assentava sempre em factores de competitividade com uma base tecnológica permanente. Foi a tecnologia que permitiu suportar com sucesso todas as grandes 'erupções' demográficas - basta lembrar a base de todas as revoluções industriais! E agora, qual é o factor de competitividade que nos possibilita pensar no Futuro? Na verdade, pensar significa acreditar, e, neste contexto, significa que procuraremos atingir o que hoje não vemos e que etiquetámos de forma confortável de Futuro. Bom, retomemos a questão de fundo. Competitividade, como? Competitividade pela diferenciação com sentido e sustentável! Este desiderato depende de nós mesmos não da tecnologia...essa toda a gente a pode ter, daí não se conseguir a tão desejada diferenciação. A diferença está de facto em nós mesmos! Nós somos por isso o Futuro...ou se continuarmos iguais a nós mesmos já somos o Passado!