domingo, 13 de novembro de 2011

Da "Multifuncionalidade" do CCTAR ao seu posicionamento estratégico...

A multifuncionalidade do Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua, permite-lhe valências, para as mais diversas artes performativas, que são difíceis de encontrar na generalidade das salas do país. Não se pode pois, dissociar, o interesse estratégico do complexo (Pólo 1 e Pólo 2) que criará uma enorme aptência nos produtores culturais e nas escolas de formação de teatro e de música.

Não esquecendo a determinação de minimizar o investimento, numa época de difícil conjuntura económica de Portugal e da Europa, e numa perspectiva de controlo rigoroso e minimização dos custos de exploração e manutenção, Santa Maria da Feira ficará a dispor de um equipamento de elevada qualidade, com uma especificidade única no país e marcante em toda esta vasta região da Grande Área Metropolitana do Porto.

Esta é uma oportunidade única para que Santa Maria da Feira possua um complexo de cariz cultural criado de raíz e que contribua para a confirmação do muncípio como a “capital” do teatro e artes de rua no país.

Hoje, como dantes, é importante que a arquitectura e as artes em geral, revelem e marquem a sua época, não apagando “memórias” nem as marcas da história e cultura antecedentes.

O Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua, contemporâneo, moderno, versátil, substituirá o que já foi ultrapassado, respeitando contudo, a memória dos que, noutros tempos, já viveram a cultura e o território com alegria…

(...)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CCTAR - Caixa das Artes

Apresentação pública do projecto do "Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua" .

Sexta-Feira, 11 de Novembro de 2011.
Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, 21h00.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Cultura

“A cultura não deve sofrer nenhuma coerção por parte do poder, político ou económico, mas ser ajudada por um e por outro em todas as formas de iniciativa pública e privada conforme o verdadeiro humanismo, a tradição e o espírito autêntico de cada povo”.

Papa João Paulo II

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CCTAR no Correio da Feira


"Projecto(s) merecem elogios do PS"

"O PS elogiou o projecto para a construção do Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua, destacando a sua qualidade. A obra será erguida em dois pólos, distanciados três quilómetros entre si".

(...)
"O projecto do Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua (CCTAR), a construir em Santa Maria da Feira, foi reformulado e mereceu os elogios dos vereadores do PS, com António Bastos a destacar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos serviços da autarquia. O valor da obra atinge agora o 7.7 milhões de euros, menos 4.3 milhões do que o inicialmente previsto. "Foi reduzido o volume de construção e alterados os materiais a usar, mas sem que isso tivesse colocado em causa a sua qualidade" - reconheceu António Bastos.
O CCTAR pretende constituir-se como uma aposta multidisciplinar nas áreas de criação e apoio a artistas, pelo que acolherá residências artísticas; uma incubadora da criatividade para artistas emergentes; um sector de acolhimento empresarial de negócios criativos; um serviço de aprendizagem e educação criativa; um departamento de investigação para artes do espaço público e espaços cénicos, de (re)criação e representação artística".

(...)

in "Correio da Feira", edição de 7 de Novembro de 2011

CCTAR no "Terras da Feira"


Novo centro de artes é mais transparente e mais barato

(...)
O CCTAR – Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua de Santa Maria da Feira mantém os dois pólos do projecto inicial: um no lugar do Cine-Teatro António Lamoso e outro na zona industrial do Roligo, em Espargo. Mas há mudanças estruturais, uma nova abordagem depois da decisão de aproximar os 12 milhões aos 7,3 milhões da comparticipação comunitária. O orçamento previsto emagreceu assim para os 7,5 milhões de euros. Na última reunião de Câmara, o projecto foi aprovado por unanimidade. Segue-se agora a abertura do concurso para a concretização da obra.
(...)

in "Terras da Feira", edição de 7 de Novembro de 2011